Família escolhe sempre Amor

A descriminação contra as pessoas LGBTI+ acontece muitas vezes no próprio seio familiar, como provam os dados recolhidos todos os anos pelo Observatório da Discriminação Contra Pessoas LGBTI+ da ILGA Portugal.

Foi deste facto problemático que nasceu a ideia de sensibilizar a sociedade para a importância da aceitação das pessoas LGBTI+ dentro das próprias famílias. Esta intenção torna-se ainda mais relevante se considerarmos que estamos na época natalícia, altura que pode ser particularmente difícil para a comunidade LGBTI+ que não tem o apoio das suas famílias.

Sinopse

 

Cris é uma jovem rapariga transgénero que se prepara para receber a família em sua casa para o jantar de natal. Durante os preparativos para o jantar, vemos que Cris está visivelmente apreensiva com a potencial reação dos pais à sua identidade de género.

StoryBoard

Ideia

 

A Ködö optou por desenvolver uma campanha de sensibilização em vídeo com o intuito de difundir uma mensagem positiva sobre a aceitação. Começamos por estabelecer uma personagem trans e imaginar um cenário de coming out. Este foi o resultado final.

Making of

 

Esta ação foi desenvolvida pela Ködö para a ILGA Portugal como parte do projeto de responsabilidade social Ködö World Care. O processo de produção contou também com a ajuda essencial de várias pessoas voluntárias que figuraram, filmaram, produziram, e cederam espaços para as rodagens. A campanha é subscrita pela Amplos, a Avó Veio Trabalhar, e a Queer Tropical, associações parceiras da ILGA Portugal.