A importância do SEO Local
Na Era Digital, os motores de busca tornaram-se uma ferramenta fundamental para os consumidores, visto que é essencialmente através deles que encontram o conteúdo, produto, ou serviço que procuram. Por isso, a implementação de estratégias de SEO revelam-se fundamentais para o sucesso de uma marca, tanto no online como no offline. Dentro deste último quadro, há um tipo de estratégia que se destaca particularmente: o SEO local.
SEO e SEO Local
O termo SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização dos Motores de Busca) engloba o conjunto de estratégias que podem ser utilizadas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site num motor de busca, para determinada pesquisa.
Sendo o Google o motor de busca dominante, com mais de 90% deste mercado, é natural que os especialistas em SEO se foquem em compreender o processo utilizado por esta empresa para determinar a relevância de cada website, e que torna possível apresentar os resultados ordenados num piscar de olhos, para qualquer tipo de pesquisa. Para explicar este complexo processo de forma relativamente descomplicada, é necessário perceber primeiro o que é o Google Index. O Google está continuamente a pesquisar páginas por toda a web, e quando encontra um URL, seja novo ou já previamente identificado, essa página é renderizada, visitada, e todo o seu conteúdo é analisado (desde o texto à componente visual). Depois disto, os algoritmos tentam perceber o conteúdo da página de forma a poderem anexá-la ao Google Index, que funciona como uma espécie de enorme base de dados alojada nos imensos servidores da Google. O próprio site da Google explica de forma simplificada como é que todo este sistema funciona.
Isto quer dizer que, quando é feita uma pesquisa neste motor de busca, os algoritmos criados pela Google pesquisam este índice (e não toda a internet em tempo real, ao contrário do que muita gente pensa), de modo a formar rapidamente uma lista de websites que correspondem à pesquisa efetuada. Para determinar a ordem em que os resultados são apresentados são tidos em conta diversos fatores, desde o conteúdo até à rapidez de carregamento da página e otimização para dispositivos móveis, entre outros.
É a compreensão destes fenómenos computacionais que irá permitir estabelecer alguns parâmetros que são necessários trabalhar ativamente de modo a que o conteúdo de um site comunique com os algoritmos da Google e sinalize a sua relevância. Assim, otimizar o SEO de um website não é mais que otimizar da melhor forma possível os elementos certos da sua pegada digital.
Nesta altura, a importância destas medidas é sobejamente reconhecida e, de forma direta ou mais indireta, uma grande fatia das organizações tem trabalhado no sentido de facilitar o encontro com o seu público através de pesquisas efetuadas no Google. Importa referir que o sucesso destas medidas depende de um trabalho contínuo a médio e longo-prazo, não havendo uma fórmula milagrosa que traga resultados imediatos e leve uma página rapidamente para o topo da primeira página de resultados do Google para pesquisas mais genéricas.
Por sua vez, o SEO local pode ser visto como uma subcategoria do SEO. Por atribuir uma maior importância aos fatores de proximidade e de região, o seu padrão de funcionamento vai ser necessariamente diferente, o que significa que deve ser trabalhado também de forma diferente. Vamos então tentar perceber porque é que as estratégias de SEO local são tão importantes.
SEO Local: os factos e a sua importância
70%
dos consumidores visita uma loja offline por causa de informação encontrada online
quase 50%
de todas as pesquisas no Google são consideradas “locais”
quase 80%
das pesquisas “locais” feitas pelo smartphone resultam em vendas
88%
das pesquisas por negócios “locais” num dispositivo móvel resultam numa chamada ou visita num prazo de 24h
pesquisas “Perto de mim”
aumentam consideravelmente a cada ano que passa, e cerca de metade delas levam à visita de uma loja offline
Se a marca ou empresa não aparecer
nas primeira páginas de resultados, o consumidor não a vai considerar
Dados estatísticos disponibilizados pela GO-Gulf
Nos dias que correm, qualquer negócio deve ter uma presença digital, e os dados acima mencionados revelam por si só a importância de investir no SEO local e gerar tráfego para negócios locais. Afinal de contas, o sucesso offline de uma empresa depende cada vez mais da sua presença online. Isto não quer dizer que uma pequena loja de comércio local tem necessariamente de investir no e-commerce e começar a vender no online, mas precisa de estar no digital de alguma forma para poder ser encontrada pelo seu público-alvo através da internet – mesmo que esse público-alvo seja exclusivamente uma pequena comunidade local. O mesmo princípio se aplica a construtores, eletricistas, canalizadores, e qualquer outro trabalhador na área dos serviços que se desloque a casa dos clientes. Em todos estes casos, qualquer que seja a estratégia digital adotada, é sempre possível e recomendável otimizar o SEO local.
Outro aspeto a salientar é a qualidade do tráfego gerado pelas pesquisas locais. O foco da Google em apresentar resultados relevantes tendo em conta a proximidade e a intenção dos utilizadores faz com que as probabilidades de uma pesquisa resultarem em venda sejam incrivelmente altas. Isto acontece porque os utilizadores recebem informação sobre marcas e empresas locais no exato momento em que estão à procura de determinado produto ou serviço, ou seja, num momento decisivo da sua jornada de compra.
Por sua vez, as limitações geográficas das pesquisas locais faz com que haja menos competição, o que permite obter resultados mais rapidamente e com um menor investimento em SEO – esta é, aliás, considerada uma das soluções de marketing com melhor custo-benefício. O próprio algoritmo do Google favorece pequenos e médios negócios ao invés das grandes gigantes digitais como a Amazon, por exemplo, aquando de uma pesquisa local, acabando por tentar equilibrar de certa forma a balança competitiva.
É hora de começar a dar a devida atenção ao SEO local. Para o bem do seu negócio.